Este post contém os seguintes tópicos:
- Para que servem os miramágicos  //  - Como se ganham os miramágicos  //  - Importância da evolução da Árvore Global
- O que é a transformação e o que se ganha/perde ao realizá-la  //  - Ranking Mágico e Pontuações
- Caso não haja desejo de realizar a transformação


Quando o teu personagem chega a nível 100, podes fazer a tão famosa Transformação Mágica, em que transformas todos os teus bens em Miramágicos.

• Antes de mais, para que servem os miramágicos?
Os miramágicos vão alimentar a Árvore Global. Quantos mais jogadores doarem miramágicos para a Árvore Global através da transformação mágica, mais depressa ela evoluirá o seu nível.

• Como se ganham os miramágicos?
Quanto maior o nível dos teus edifícios, quanto mais ouro, mana e plantas tiveres, mais miramágicos terás no final. Não se sabe ao certo qual é o peso de cada um destes factores.
Também podes ganhar miramágicos ao atender comerciantes, fazendo as receitas de alquimia, corridas de dragões e receitas com cogumelos.

• Porque é importante a Árvore Global aumentar de nível?
Teletransporta-te para a Árvore Global e clica na Fonte da Eterna Juventude:
Irá aparecer-te uma janela, em que podes ver quais os objectos que ficarão disponíveis para compra, depois da Árvore aumentar de nível. Neste caso, a Árvore Global já está no 3º nível, e no 4º, estes objectos ficarão disponíveis para compra na Loja do Feiticeiro, na Cidade. Quando ela aumentar de nível (todos os jogadores recebem uma mensagem no jogo com essa informação), novos objectos aparecerão neste quadro:
O que é a Transformação Mágica e o que ganho/perco ao fazê-la?
A transformação mágica é um ritual em que transformas todos os teus bens (edifícios, ouro, mana e plantas) em miramágicos. Irás voltar ao nível 1, com pouco ouro, pouca mana e sem edifícios (apenas com o armazém, nivel 1).

Na transformação mágica, irás perder todos os teus bens. Dito assim, parece péssimo! Mas a verdade é que terás regalias depois da transformação. 

O facto é que, quando voltas a nível 1, irás aumentar de nível mais depressa, o teu círculo mágico produzirá mais mana. Basicamente será tudo mais rápido, e quantas mais transformações fizeres, mais rápido será o teu progresso até à próxima transformação.

Depois da transformação mágica tens vários bónus: 
- Podes trocar de classe (ou seja, se estiveres farto(a) da tua personagem, ou gostares mais de outra, mas nunca quiseste gastar os rubis necessários para a mudar, tens essa oportunidade depois da transformação).
- Irás ganhar uma capa (que mostrará aos outros jogadores que já tens outro Ranking Mágico)
- Aparecerão uns cristais à volta do teu campo, que diminuirão ligeiramente o tempo de crescimento das plantas (irá acumulando ao longo das transformações)
- Os níveis máximos dos edifícios aumentam passando a ser: Covil (nível 9), Dragão (nível 27), Círculo Mágico (nível 55), Laboratório Mágico (nível 28) e Armazém (nível 110) (vê imagens em baixo)
- Irás ter uma raspadinha diária grátis no Quiosque (a partir do nivel 50)
- Irás ganhar uma estátua da tua personagem para colocares no teu jardim!

(Para uma lista mais detalhada visita este site de Answers)
• Ranking Mágico e Pontuações
À medida que vais fazendo mais transformações, o teu Ranking Mágico vai evoluindo (ver aqui) e vai sendo mostrado na tua página de Perfil. Isto mostrará aos outros jogadores que já tens muita experiência e que já estás avançado no mundo do Miramagia.

Na Árvore Global, tens as Pontuações dos jogadores que já realizaram pelo menos 1 transformação. Nos ícones à esquerda do nome do jogador, tens a informação de qual  o seu Ranking Mágico. Tens também a informação de quantos miramágicos (no total) já foram doados pelos jogadores (ou seja, os miramágicos da transformação anterior juntam-se à seguinte, indo acumulando).


• E se eu não quiser fazer a transformação mágica?

Se não quiseres, ninguém te obriga a realizá-la. Depois do nível 100, os miramágicos que tens através dos edifícios, mana, ouro e plantas, ficarão 'bloqueados' e não ganhas nem mais nem menos, caso vendas plantas, caso percas ouro, caso gastes mana. Continuarás a aumentar de nível (101, 102...).

Não terás um lugar na Árvore Global, não evoluirás o teu Ranking Mágico, e não irás contribuir para a evolução da Árvore Global (recordo que é importante que a Árvore evolua para que nos sejam fornecidos mais objectos).

A maior desvantagem é mesmo o facto de não teres mais dinamismo no jogo. Não tens mais nada de novo para além de evoluir de nível infinitamente, e não ganharás os bónus que a transformação fornece. 
 Imagem
Edifícios no nível máximo depois da transformação
 
Este post contém os seguintes tópicos:
Como usar o feitiço e qual a sua utilidade  //  Como o pôr em prática  //  Conselhos de utilização

A partir do nivel 10 da tua personagem, podes aprender o feitiço Partilhar Experiência , na Academia de Magia na Cidade (ver como te teletransportares para a cidade aqui)

Tem em atenção os seus requisitos:
Como usar este feitiço e qual a sua utilidade?
Este feitiço faz com que, ao cuidares das plantas dos teus vizinhos, lhes estejas a dar um bónus de experiência. Tu também receberás experiência por cada planta que tratares. Não podes utilizar este feitiço nas tuas plantas, só nas dos teus vizinhos, ou em jogadores de outras aldeias (se bem que o objectivo será todos da aldeia aumentarem a um bom ritmo no início, também se tiverem interesse em estar no Top das Pontuações).

Se todos tratarem das plantas uns dos outros, todos aumentarão de nível mais rápido. Podes regar 10 plantas a cada 3 horas.

Para o pôr em prática segue os seguintes passos:
1- Clica no Grupo de Feitiços de Trabalho de Campo
2- Clica no ícone 'Partilhar Experiência)
3- Escolhe as plantas dos teus vizinhos que queres plantar (passa o rato por cima delas para saberes quais são e quais dão mais XP) e clica nelas para regar.
Conselhos:
- Fala com os teus vizinhos de aldeia e arranjem uma estratégia de tratamento de plantas que mais se adeque ao vosso tipo de jogo.
- Utiliza o feitiço em plantas que dêem muita XP (experiência). Pois assim o teu vizinho receberá mais bónus.
 (quando tens o feitiço pronto a utilizar, podes passar o rato por cima das plantas antes de clicares, para saberes de que planta se trata)
- Vai vendo na Academia de Magia quando podes aprender um nível novo de Partilhar Experiência (quanto maior o nível, maior será o bónus que tu e os teus vizinhos recebem) -> Esta situação ficará ao teu critério. Talvez no início seja mais vantajoso ter um nível pouco maior que 1 para se aumentar mais depressa mas no futuro deixará de o ser.
- Passar de nível mais rápido nem sempre é bom. Haverá uma altura, em que quererás (e os teus vizinhos também), aumentar mais devagar. Convém aumentar os edifícios ao nível máximo para ter mais Miramágicos. Isto é importante porque depois do nível 100, já não conta nada do que faças, se aumentas de nível, se tens dinheiro, etc. Só conta até nível 100.
- Tens então que conversar com os teus vizinhos para pararem com o tratamento nas tuas plantas caso queiras aumentar mais devagar, para teres tempo de aumentar todos os edifícios até ao nível máximo.
 
Caso estejas farto dos teus vizinhos, ou não tenhas ninguém para te fazer companhia, podes pegar nas tuas trouxas e ir para outra aldeia. Como?
Segue os seguintes passos:

1- Clica na cara do teu avatar que se contra no canto inferior esquerdo
2- Clica em 'Mover'
3- Podes procurar por uma aldeia específica, escrevendo o nome da Aldeia e 'Procurar'
4- Podes procurar também por uma aldeia com determinados espaços livres (é muito útil caso queiras ir para uma aldeia vazia com uns quantos amigos)
5- Podes procurar por aldeias em que jogadores da tua Lista de Amigos estejam a viver. Ao clicares numa aldeia, irá aparecer no quadro em branco o nome do teu amigo que lá vive
6- Podes procurar por aldeias que tenham colocado a opção de procurar habitantes, e assim sabes que eles estão realmente interessados em novos vizinhos
7- Podes procurar uma aldeia ao acaso
8- Quando clicas numa determinada aldeia, aparecerá ao lado do quadro branco, as suas características, quantidade de espaços vazios, em que vale fica, etc. Caso queiras mover-te para lá, clica em Mover. 
ATENÇÃO:
- Quando te moves para outra aldeia NÃO PERDES NADA! Os teus objectos de jardim ficarão guardados no Inventário, apenas terás de os ir lá buscar e colocá-los onde quiseres - clica aqui para mais informação.
- Podes Mover-te para outra aldeia uma vez a cada 24 horas. Caso queiras movimentar-te mais vezes, terás de pagar 25 Rubis.

Para informações mais completas e limitações da opção 'Mover' clica aqui.
 
Os Rubis permitem desbloquear algumas funções no jogo. Podem ser comprados com dinheiro real. 

Há vários locais onde podes ver como comprar rubis:
No canto superior direito do ecrã, clica na cruz cor de rosa PLUS 


Podes ir à Cidade (vê como te teleportares para a Cidade aqui) e Clicar na Comerciante de Rubis. 
Onde os podes gastar? (clica numa das opções acima, clica em 'Gastar Rubis' (ver imagem abaixo) e passa o rato por cima das seguintes opções para ver detalhes) 
- Conta Plus
- Conta Clube
- Pequenos ajudantes
- Comerciante/Tarefinha Premium
- Aumentar campo (7 dias e 365 dias)
- Pacote de Principante
- Convocar Fada das Plantas
- Chamar Comerciante
- Trocar Ouro por Mana/Trocar Mana por Ouro
- Vaporizar instantâneamente
- Mais uma volta na Roda da Sorte/Tenda de Magia Avançada
- Cuidar da Ávore Plus (recuperar Bónus de Estima)
- Concluir Edifício Instantâneamente
- Terminar o Trabalho para o Oficial de Justiça instantâneamente
- Comprar raspadinhas no Quiosque (a partir de nível 50)

Também tens, nos feitiços do Grupo de Partidas (ver aqui), outro uso para os rubis: mais partidas!

 
Este post contém os seguintes tópicos:
Onde encontrar o feitiço para aumentar rendimento  //  Para que serve este feitiço  //  Como funciona este feitiço
Como adquirir este feitiço e como o utilizar  //  Trocar Zona  //  Utilizar Fertilizantes (das receitas com cogumelos)

No Grupo de Feitiços Dedos Verdes, podemos encontrar opções para Criar Zona Sombreada, Fresca e Solarenga, bem como os Feitiços Fertilizantes (ver final da página) 

Para que serve o feitiço de Zona?
Com este feitiço consegues aumentar o rendimento das plantas, ou seja, consegues colher mais do que se o teu campo não estivesse sob o efeito deste feitiço.

Como funciona?
Quando abres o teu Armazém, ou mesmo quando vais comprar plantas na Loja do Feiticeiro, repara nos seguintes ícones:
1- Cenouras - Zona Sombreada
2- Rosas - Zona Solarenga
3- Abóboras - Zona Fresca

Agora repara na tua barra de Feitiços

Para teres estes feitiços terás de os aprender na Academia de Magia, na Cidade (vê como aprenderes um feitiço aqui, vê como te teletransportares para a Cidade aqui)

Depois de teres aprendido um destes feitiços:
1- Clica no ícone 'Grupo de Feitiços Dedos Verdes'
2- Clica no ícone do Feitiço que aprendeste (O primeiro será o da Folha, para Zona Sombreada, na imagem mostra o da Zona Fresca)
3- Para colocares o feitiço em prática, basta clicares nestes dois ícones e de seguida clicares no teu campo. Vê como ele se modifica!

Este Feitiço dura sensivelmente uma semana, e gastarás 8000 Mana de cada vez. 

Trocar de Zona

Caso já não precises da zona Fresca por exemplo, e queiras trocar para a sombreada, podes trocar por apenas 500 de Mana. Vê como na imagem seguinte.
1- Clica no ícone 'Grupo de Feitiços Dedos Verdes'
2- Clica no ícone do 'Transformação em Zona Sombreada (ou outro que queiras)
3- Para colocares o feitiço em prática, basta clicares nestes dois ícones e de seguida clicares no teu campo. Vê como ele se modifica!
NÍvel 1 da Zona:
- Sombreada > nível 21 de personagem
- Fresca > nível 31 de personagem
- Solarenga > nível 41 de personagem
NÍvel 2 da Zona:
- Sombreada > nível 57 
- Fresca > nível 62 
- Solarenga > nível 67 
NÍvel 3 da Zona:
- Sombreada > nível 82 
- Fresca > nível 87 
- Solarenga > nível 92 

Fertilizantes

Após ver como podem ser produzidos (aqui), os Fertilizantes ficam disponíveis neste Grupo de Feitiços (Grupo de Feitiços Dedos Verdes)
Basta Clicar no Feitiço Fertilizante que produziste anteriormente com os cogumelos, e clicar no teu campo. Assim, consoante o poder do Fertilizante, o tempo de crescimento das plantas que tens actualmente semeadas no teu campo, será reduzido em 10 ou 50%.

PS: O uso dos Fertilizantes é INSTANTÂNEO, não tem duração. Mal é activado, o tempo de crescimento das plantas semeadas é imediatamente reduzido, e não dá para usar de novo.

Podes utilizar este feitiço quantas vezes quiseres, ou seja, se tiveres 3 Fertilizantes, podes usar os 3, que ele reduzirá sempre mais e mais o tempo de crescimento das plantas actualmente semeadas.
 
Este post contém os seguintes tópicos:
O que são as pesquisas de alquimia e para que servem  //  Como realizar as receitas  //  Como desbloquear categorias
A partir do nível 12, terás disponível uma nova funcionalidade: as Pesquisas de Alquimia. Podes encontrá-las no teu Laboratório Mágico. 
Assim que chegares a nível 12, podes ir comprar o Conjunto de Alquimia na Loja do Feiticeiro na Cidade. Só precisarás de o comprar 1 vez. Já os frascos precisarás de comprar tantos quantas as receitas quiseres fazer.
O que são as Pesquisas de Alquimia e para que Servem?
As Pesquisas de Alquimia são nada mais nada menos que um quebra-cabeças. Tens uma que aparecerá diariamente (a Tarefa Diária), e tens também outras que estão divididas em Categorias. Inicialmente apenas a Categoria A está disponível.

Categoria A - Receitas muito fáceis - Recebes 40 XP e 150 Miramágicos
Categoria B - Receitas fáceis - Recebes 80 XP e 170 Miramágicos
Categoria C - Receitas Médias - Recebes 120 XP e 200 Miramágicos
Categoria D - Receitas Difíceis - Recebes 160 XP e 240 Miramágicos
Categoria E - Receitas Muito Difíceis - Recebes 200 XP e 300 Miramágicos


(Vê como desbloquear as restantes categorias mais em baixo)

Receitas

 Quando abres por exemplo a Tarefa Diária aparece-te o seguinte:
1- Isto são as condições para que a Experiência seja bem sucedida. Terás que ter em ligação directa a abóbora e a rosa com aquele objecto.
2- Estes são os ingredientes que necessitas para realizar a experiência. (Poderás comprar o frasco de vidro (custa 200 ouro) na Loja do Feiticeiro na Cidade)
3- Estas são as recompensas caso a Experiência seja bem sucedida: 200 Xp e 150 Miramágicos.
4- Terás vários tubos disponíveis. Terás que clicar neles e arrastá-los para onde os queres colocar. Podes rodá-los e trocá-los de posição quando quiseres.
5- Quando achares que está tudo, clica em Iniciar Experiência! Caso esteja tudo certo, parabéns pela recompensa! Se estiver algo mal, serás avisado e terás que rever os tubos. Tem em atenção as regras que te são explicadas quando abres as Pesquisas de Alquimia:
 Imagem


Dica:

Ao passares o rato por cima dos Ingredientes que precisas para realizar uma receita de alquimia, mostra-te a quantidade de sementes que tens em stock. Isto é muito útil, para evitar que fiques sem sementes, e assim poderes fazer um controlo dos gastos.

Como desbloqueio as restantes categorias?
Clica na setinha amarela como mostra a figura e vai até ao fim: 

Verás então uma janela de Pesquisas. Para conseguires desbloquear novas receitas terás de conseguir encher o Tubo de Ensaio, colocando as plantas necessárias. 


Quando acabas as Receitas de uma Categoria, receberás um Troféu, que poderás expôr no teu Jardim. 

 
Inicialmente, o dragão vem na sua forma masculina, de cor vermelha. Mas podes mudar a sua morfologia! Olha para esta linda 'Dragona'!
Como transformares o teu Dragão numa Dragão Fêmea? 
Basta seguir os seguintes passos:
- Na tua barra de feitiços, clica no ícone 'Grupo de Feitiços Morfologia do Dragão'
- De seguida, clica no Ícone 'Lado Feminino'
- A seguir, basta clicar no teu Dragão =)

Para voltares a ter o teu Dragão vermelho, apenas tens de clicar no ícone com a letra A e no teu dragão novamente. 
Repara também no ícone que está entre a 'Dragona' e o Dragão. Esse é um Feitiço que se ganha na Roda da Sorte, chama-se 'Forma anfíbia'. E dará um look mais ou menos como este ao teu Dragão. 
Do lado esquerdo da Forma Feminina, está também um feitiço de uma nova espécie de Dragão. É a 'Forma Graciosa', e transforma o teu bichinho no Belo e Elegante Dragão. Este feitiço pode ser ganho no Quiosque da Lotaria Mágica.
 
Este post contém os seguintes tópicos:
O que é o Ancião da Aldeia  //  Como se tornar o Ancião  //  Onde se encontram as ferramentas do Ancião
Gestão da Aldeia 

O que é o Ancião da Aldeia?
O Ancião da Aldeia é quem pode tomar decisões importantes tais como expulsar jogadores da aldeia (caso estejam inactivos ou não contribuam), e aumentar o nível da aldeia para não entrar qualquer um, quando há um espaço vazio.

Como me torno o Ancião?
Será nomeado o Ancião da aldeia, o jogador que terminar primeiro as tarefas do génio (Até à dos Pequenos Ajudantes Atarefados). Assim que cumpres esta penúltima missão, recebes uma mensagem com a informação de que foste nomeado Ancião da Aldeia!

Já sou o Ancião, e agora onde estão as ferramentas?
Quando te tornas Ancião e recebes a mensagem, as ferramentas normalmente não estão logo disponível. Tens de sair e voltar a entrar no jogo, e então Clica na cara do teu personagem, no canto inferior esquerdo e Gestão da Aldeia:

Ao clicares na Gestão da Aldeia deparas-te com uma janela com várias opções:

1- Podes aumentar o nível da aldeia, de modo a que ninguém com nível inferior consiga mover-se (tem em atenção que apenas podes aumentar o nível até ao teu próprio nível, ou seja, se tiveres por exemplo nível 14, apenas poder aumentar o nível da aldeia até 14)
2- Podes mudar o nome da aldeia, mas para tal precisarás de 500 Rubis.
3- Aqui consegues visualizar os nomes dos teus vizinhos, o nível e o progresso, e quantas transformações têm feitas. Podes clicar no nome de um deles e ficas com as seguintes opções:
4- Podes expulsá-lo da tua aldeia
5- Se não gostares de ter um cargo tão importante e responsável, podes transferir os teus poderes para outro jogador. Esta opção é também útil, caso tenhas de te ausentar do jogo. Podes então passar os poderes a uma pessoa de confiança da tua aldeia.
6- Se selecionares a opção 'Procurar por Habitantes', a tua aldeia aparecerá nas 'Sugestões de Aldeias' do Menu Mover (ver aqui) e assim, os interessados, saberão logo que estás à procura de novos vizinhos.
7- No final é só submeter para as alterações ficarem ativas.
O Ancião também pode apagar mensagens no Quadro Boletim. Caso algum jogador diga algo impróprio, é função do ancião retirar de lá a mensagem.
 
A funcionalidade Pequenos Ajudantes é útil para não perder tempo a clicar em todos os espacinhos do teu campo para plantar e colher! Basta um clique e já está!

Como podes obter a ajuda dos Pequenos Ajudantes?

Pois bem, clica na Cruz cor de Rosa no canto superior direito do ecrã, Clica em Gastar Rubis, e Compra a funcionalidade Pequenos Ajudantes:

Como o pôr em prática?
Podes semear/colher as plantas de uma só vez!

1- Clica no ícone Grupo de Feitiços Trabalho de Campo na tua barra de feitiços
2- Para colher as plantas com um só clique, basta clicar no ícone Ajudante de Colheita Global e clicar num campo disponível
3- Para semear as sementes com um só clique, basta clicar no ícone Ajudante de Semeio Global e clicar num campo disponível
Também podes regá-las todas de uma só vez!
1- Clica no ícone Grupo de Feitiços Aguaceiro
2- Clica no ícone Aguaceiro Global e de seguida numa das tuas plantas, e vê o que acontece!

 
Aumentar o Campo é uma funcionalidade Plus que nos dá muito jeito, principalmente na fase inicial do Jogo. São precisos Rubis para retirar aqueles obstáculos cor de rosa do teu campo.

Clica na Cruz cor de Rosa no canto superior direito do teu ecrã, vai a Gastar Rubis, e Compra a Funcionalidade Aumentar Campo:
Já consegues notar diferença no teu campo (se ainda lá estiver o obstáculo cor de rosa, actualiza o teu jogo (ou sai e entra de novo).
Agora basta Vaporizar aqueles Campos. Esta funcionalidade NÃO DURA PARA SEMPRE! Terminado o tempo, se quiseres de novo ter o campo aumentado terás de comprar, ou então podes ter sorte e sair-te na Roda da Sorte. A boa notícia é: se já vaporizaste um quadradinho do teu campo, não terás de vaporizar de novo, ele estará disponível da próxima vez que tiveres o campo aumentado.